Innovation and Artificial Intelligence: An Era of Profound Change

Pictet Wealth Management

     O mundo em 2040 será virtualmente irreconhecível graças à Inteligência Artificial. Mas nós gostamos do que vemos?

     Em uma era de start-ups e disruptores, a inovação é o principal catalisador para mudanças profundas no mundo dos negócios.
     Mas o que realmente significa "inovação" - além de ser um jargão fácil e clichê, trocado por empreendedores em busca de investimento?
     Enquanto as inovações tecnológicas, como a internet, transformaram nossas vidas diárias, o termo pode ser usado em um sentido mais amplo. Pode assumir diferentes formas, seja a inovação política, como a adoção relativamente recente de um modelo de negócios capitalista na China, ou a inovação cognitiva, como os EUA dedicando sua política monetária para manter a inflação baixa durante os anos 80. Ambos transformaram o sistema econômico global e hoje é a vez da inovação tecnológica impulsionar a mudança exponencial.
     O filósofo Luc Ferry, especialista em inovação e ex-ministro da Juventude, Educação Nacional e Pesquisa da França, tem um interesse especial nesse tema. Ele discutiu isso com Christophe Donay, o estrategista-chefe e chefe de alocação de ativos e pesquisa macroeconômica da Pictet Wealth Management, em seu evento de inovação em Genebra.
     Ambos se concentraram em uma influência raramente discutida sobre inovação: o projeto transumanista. Nascido nos EUA há cerca de 20 anos, esse campo de pesquisa é financiado por grandes empresas de tecnologia, como o Google, por bilhões de dólares. Baseia-se em uma busca para melhorar os humanos através da inteligência artificial.
          Todo empreendedor deve perguntar a si mesmo: 'O que pode me embotar?'  Luc Ferry
     "A inteligência artificial é o motor da terceira revolução industrial", diz Ferry. “Através da IA, os não-profissionais podem 'Uberizar-se' e competir com os profissionais".
     'Take Air BnB, por exemplo, é composto por zero profissionais. A avaliação do Air BnB no mercado de ações é de US $ 32 bilhões. Então, todo empreendedor deve perguntar a si mesmo: "O que pode me embotar?"
     De acordo com Ferry, o transumanismo é articulado em torno de três ideias básicas. Em primeiro lugar, procura desenvolver medicamentos que melhorem os seres humanos, em vez de simplesmente curá-los.
     O segundo objetivo é aumentar a longevidade humana. A Calico, uma empresa de biotecnologia fundada pelo Google, dedica-se precisamente a isso. Testes já foram realizados em camundongos, cuja expectativa de vida saudável foi ampliada em 30% através da modificação do genoma no embrião.
     Inteligência Artificial é o motor da terceira revolução industrial ” Luc Ferry   
     Finalmente, de acordo com os transumanistas, agora é hora de combater as desigualdades da natureza e corrigir, no embrião, erros genéticos como a fibrose cística. A natureza é ao mesmo tempo amoral e injusta e deve ser combatida da mesma maneira como lidamos com a gripe, por exemplo.
     O subproduto desses desenvolvimentos é a rápida melhoria da inteligência artificial, que está pronta para transformar nosso trabalho e nossa vida doméstica.
     Como diz Donay: “O desenvolvimento da inteligência artificial terá impacto em todos os trabalhos, em diferentes graus. Alguns trabalhos artesanais serão seriamente afetados. Trabalhos envolvendo sistemas complexos e interações serão apoiados pela inteligência artificial, e este é o lado complementar da IA ​​”
    Segundo Ferry e Donay, a "revolução industrial" tecnológica durará até 2040, reunindo a internet, materiais inteligentes como o grafeno, os chamados "big data", energia renovável, biotecnologia, robótica e sistemas revolucionários de transporte.
          Como serão nossos humanos nesse admirável mundo novo?
     E como serão os humanos neste admirável mundo novo? Se a pesquisa atual sobre a hibridação homem-máquina continuar avançando no ritmo atual, ela terá mais em comum com a ficção científica do que a vida como a conhecemos.
     Uma empresa alemã, a Retina Implant, já conseguiu desenvolver um chip eletrônico que, enxertado atrás da retina de indivíduos cegos, lhes dá visão parcial, estimulando seus cérebros, enquanto a empresa de biotecnologia CARMAT desenvolveu um coração artificial.
     Portanto, reserve algum tempo para aproveitar o mundo tal como existe, porque, lenta mas seguramente, está passando pela mais profunda mudança.
     "Há uma fase em que essas grandes inovações destroem o mundo antigo", conclui Ferry, "mas leva muito tempo".