Por que Karl Marx é mais relevante do que nunca

Uma biografia otimista coloca o grande pensador em seu contexto do século XIX

Adam Tooze in Financial Times

     Em 24 de agosto de 1857, a Companhia de Seguros de Vida de Ohio faliu. Em alguns meses, mais de 1.400 bancos entraram em colapso em toda a América e a onda se espalhou para Liverpool e Londres. No final do ano, alcançou a Europa continental, a América Latina, a África do Sul, a Austrália e a Ásia. Em Londres, onde a suspensão do Bank Charter Act de 1844 havia liberado o Banco da Inglaterra para adotar qualquer medida emergencial necessária, um obscuro exilado alemão foi acionado. Ele se propôs a diagnosticar um novo fenômeno, uma crise econômica global. No decorrer do milênio anterior, o mundo havia sido varrido por movimentos religiosos, convulsões políticas, pragas e fome. No ano de 1857 ocorreu a primeira convulsão mundial no sistema de produção, crédito e troca. Dos esforços desse estudioso solitário, conhecido então apenas em um círculo estreito, surgiria uma tradição intelectual que viria encontrar seu lugar ao lado de Darwin como um dos grandes legados da era vitoriana. Isso inspiraria um movimento político que se estendeu pelo mundo. 
     Karl Marx nasceu há 200 anos em 5 de maio de 1818, no antigo episcopado palatino de Trier, de uma família judia convertida. Cresceu à sombra da Revolução Francesa; a religião e a monarquia foram os primeiros alvos de seu radicalismo juvenil. Mas, na década de 1840, quando a indústria se espalhou pela Europa, Marx deu uma guinada ainda mais radical. Lendo a reportagem de Friedrich Engels sobre a Condição da Classe Trabalhadora na Inglaterra, Marx vislumbrou uma nova realidade. Ele não usou o termo Capitalismo - que seria mais tarde cunhado por seus alunos -, mas não havia como negar a dinâmica maciça resultante da combinação de acumulação competitiva de capital e mudança tecnológica. 
     Como Sven-Eric Liedman mostra em sua histórica biografia de aniversário, A World to Win, a busca pela compreensão da realidade contemporânea por meio das forças de produção, relações de classe e estruturas políticas, jurídicas e culturais construídas sobre elas ocuparia Marx o resto da vida dele. Como mostra Liedman, a partir da década de 1840, esses foram os fios que Marx seguiu para "os labirintos da época em que ele vivia". 
     Marx e Engels estavam longe de serem os únicos a criticar os efeitos da revolução industrial. Mas, enquanto muitos de seus contemporâneos reagiram optando pela salvação nas comunidades utópicas, os dois alemães permaneceram fiéis à sua educação na filosofia de Hegel: não havia escapatória da história e de sua lógica. Os dois homens apostaram que a transformação revolucionária do capitalismo viria não de fora, mas de dentro. Apesar de todos os seus terríveis efeitos colaterais, a enorme dinâmica do desenvolvimento industrial não podia ser suprimida ou evitada, teria que ser transcendida. 
     Quando a revolta revolucionária soou em toda a Europa em 1848, Marx e Engels estavam prontos com o Manifesto Comunista. A grande revolução francesa de 1789, eles anunciaram, era apenas um degrau, uma revolta burguesa contra o feudalismo. O capitalismo havia sido liberado em todo o mundo e agora estava dando origem a seus coveiros na forma da classe trabalhadora industrial sem direitos e sem propriedade. Marx e Engels se dirigiram aos trabalhadores do mundo não por razões sentimentais ou éticas. Seu impulso não foi caridoso. Eles falaram ao proletariado porque estavam destinados a ser os protagonistas do próximo grande ato na história da luta de classes. 
     O Manifesto oferece um vislumbre surpreendente de um futuro por vir. Mas, Marx e Engels estavam pensando em seus pés. No calor de 1848, eles não tiveram tempo para uma análise profunda. Marx já era um homem marcado, exilado tanto da Prússia quanto da França. O fracasso da revolução na França obrigou-o a se mudar mais uma vez, desta vez para Londres. Lá, ele primeiro se pôs a diagnosticar o que deu errado. Como a promissora revolta revolucionária de 1848 terminou três anos depois, na tomada do poder pelo sobrinho de Napoleão Bonaparte? O que ocorreu em 1848, descobriu-se, não foi uma verdadeira revolução, mas a história como repetição farsesca. O verdadeiro drama da história mundial foi o épico do desenvolvimento capitalista. Em particular, Marx ficou fascinado com o espetáculo da implacável expansão da América. O evento realmente decisivo em 1848 foi a conquista da Califórnia e a corrida do ouro que prometia reorientar não apenas o americano, mas também a economia mundial em direção ao Pacífico. Era ao mesmo tempo deslumbrantemente dinâmico e terrivelmente instável. Nove anos depois, a crise de 1857 revelou como o mundo se tornara conectado. As notícias de um fracasso financeiro no vale do rio Missouri provocaram a queda dos mercados na Grã-Bretanha. Seria essa a grande crise que abriu a porta para o novo tipo de revolução? 
     Apesar da atividade febril de Marx na sala de leitura do Museu Britânico, o ritmo dos acontecimentos ultrapassou-o. Em 1858, o rebote já estava em pleno andamento. Seu esforço para compreender em tempo real a primeira crise do capitalismo global resultou em uma massa de notas mais tarde conhecidas por aficionados como os Grundrisse, ou “Groundwork”, mas sem análise final. Marx sabia que ele teria que cavar mais fundo. Como o ardor revolucionário se atenuou e na década de 1860 o mundo entrou na era de Bismarck, sangue e ferro e realpolitik, Marx se dedicou à análise do funcionamento interno do capitalismo, inventando uma síntese única da teoria econômica, dados empíricos extraídos de relatórios de inspetores de fábricas e história econômica, tudo misturado com a lógica dialética de Hegel. O resultado não foi a economia como a conhecemos, mas uma análise de como a produção e a troca capitalistas, até a própria forma da mercadoria, deu origem a um mundo de aparências que a economia convencional procurou mais ou menos ingenuamente para explicar. 
     Um enorme esforço intelectual foi empreendido em face da considerável adversidade pessoal. O doutorado em filosofia de Marx é um testemunho de sua educação confortável.
© Getty
     A esposa de Karl, Jenny von Westphalen, sem a qual seus manuscritos rabiscados nunca teriam visto a luz do dia, nasceu aristocrata. Mas, Marx não era um radical acadêmico bem estofado. Karl e Jenny pagaram pelo seu compromisso político. Durante anos eles sobreviveram em uma favela de dois quartos no Soho, sobrevivendo de um dia para o outro na loja e com uma dieta de pão e batatas. Quatro de seus oito filhos morreram antes de chegarem à adolescência. Apenas presentes de Engels e empregos em jornais os mantinham à tona. Se Marx fosse transportado através do tempo para a Londres do século XXI, o enrascado estudante de sotaque estrangeiro em seu sobretudo esfarrapado teria sorte de passar pela segurança da Biblioteca Britânica. 
     O primeiro volume de seu magnum opus, Das Kapital , apareceu em 1867 e foi rapidamente traduzido para o inglês, o russo e o francês. Na esteira da revolta de curta duração da Comuna de Paris de 1871, Marx tornou-se notório como o pensador mais perigoso da Europa. Muito de seu tempo foi tomado em discussões políticas e intelectuais sobre o movimento socialista emergente. Os volumes II e III de Das Kapital nunca foram concluídos e tiveram de ser editados por Engels após a morte de Marx em 1883. No entanto, na década de 1890, o marxismo era a ideologia oficial do maior partido de massas do mundo, os social-democratas da Alemanha. Na esteira da revolução bolchevique de Lenin e da expansão do poder soviético sob Stalin, foram erguidas estátuas de Marx em todo o mundo. Em Cuba, na China, no Vietnã e na Coréia do Norte, elas ainda hoje estão de pé.
Estátua de Marx em Trier, Alemanha  - Harald Tittel / dpa
     Em 2017, para o desânimo dos habitantes locais, a China pagou por uma gigantesca estátua de Marx, de 4,4 metros, a ser erguida em Trier.
     Escrever uma biografia de Marx é um desafio. Você tem que trançar a história com filosofia, política e economia. E depois há a questão da trama. Como você conta a história of an acorn que se transformou em um poderoso carvalho, um carvalho que foi dividido e dividido e, em grande parte, em 1989, foi atingido pelos raios da história mundial? 
     O mais seguro é consignar Marx ao século XIX. Ele era the acorn e nada mais. Outros têm uma visão mais sombria. A semente foi arruinada desde o início. O fim triste era previsível. Não foi por coincidência que Marx não conseguiu terminar o Das Kapital. Estava cheio de contradições. Sua frustração pessoal antecipou a da União Soviética. 
     Na narrativa A World to Win, de Sven-Eric Liedman’s, Marx não é uma relíquia histórica, nem é o precursor de um naufrágio do século XX. Ele é o iniciador e inspirador de uma tradição intelectual viva e um modelo do tipo de pensamento amplo que é necessário para apreender a modernidade contemporânea. A força de Liedman é como filósofo político e ele está soberbamente bem equipado para nos levar a um tour pela oficina intelectual de Marx. Em vez de insistir na natureza incompleta de grande parte do trabalho de Marx, ele expõe a riqueza a ser encontrada talvez particularmente em obras inacabadas como os Grundrisse e os primeiros “manuscritos de Paris” de 1844.
Imagem Marx em semáforo em Trier, Alemanha © Reuters
     O que faz com que o retorno de Liedman ao Marx original valha a pena é o conceito de que com a passagem da era do século XX do welfare state e do comunismo soviético, o mundo globalizado do capitalismo de livre mercado que habitamos tem muito em comum com o mundo que Marx descreveu em meados do século XIX. “É o Marx do século XIX”, ele nos diz, “quem pode atrair o povo do século XXI”. O que nos fala hoje é o verdadeiro Marx do meado-vitoriano, e não o Marx traduzido das ideologias de estado do século XX. Essa elipse histórica da primeira era vitoriana da globalização até o presente é sedutora, mas ignora a desconfortável realidade do século XX, cujos legados incluem não apenas o fracasso do comunismo soviético, mas também o formidável capitalismo de estado da China, a Hiperpotência americana e a ameaça existencial da mudança climática. Não parece provável que Marx tenha aprovado tal artifício histórico. Ao invés de confiar em analogias históricas casuais, Marx certamente teria insistido na necessidade de encarar o drama completo de nossa atual situação e, ao fazê-lo, podemos de fato nos inspirar em seu esforço pioneiro para entender o fracasso de 1848 e a crise econômica de 1857. 
     Em 2013, na esteira de outra crise global do capitalismo, outro economista europeu publicou um relato abrangente da história econômica recente. O título do livro de Thomas Piketty é Capital, também. Se você ler Piketty e Marx de costas um para o outro, não se surpreenderá que, geração após geração, leitores tenham sido atraídos de volta a Marx. Mesmo a melhor ciência social do século XXI empalidece ao lado da complexidade e riqueza do pensamento proteico de Marx do século XIX, ao qual a biografia legível de Liedman fornece um guia abrangente e confiável. 

A World to Win: The Life and Works of Karl Marx, by Sven-Eric Liedman, translated by Jeffrey N Skinner, Verso, RRP£35, 768 pages.